terça-feira, 13 de julho de 2010

duas receitas de ovos beneditinos


Ovos Beneditinos - ovo poché sobre bacalhau desfiado e coberto de creme. Invenção do cozinheiro do Papa Bento XIII (1724-1730). No início esse Papa se denominou Bento XIV - por ser supersticioso e temer o número 13. Depois, acabou convencido a trocar de número. Nos Estados Unidos existe uns "eggs benedict", criado no restaurante Delmonico (1920), que nada tem com a receita original. Nessa receita americana, é torrada com ovos cozidos, cobertas com fatias de lombo canadense, normalmente servidos nos brunchs.


RECEITA:vaticano


OVOS BENEDITINOS (receita original do Vaticano)
INGREDIENTES:
3 ovos, 300 gr de bacalhau, 4 gemas, 50 gr de trufas pretas,1 copo de creme de leite, 250 gr de manteiga,1 limão, sal e Pimenta.


PREPARO:

- Deixe o bacalhau de molho por 48 horas. Escorra e desfie.
- Em frigideira aqueça a manteiga, e acrescente as trufas pretas raladas (deixando algumas lâminas para decorar). Reserve.
- Em outra panela coloque o creme de leite e as 4 gemas. Cozinhe em banho-maria, mexendo sempre, até ficar grosso. A esse creme junte a manteiga derretida com trufas, meio limão espremido, uma pitada de sal e pimenta. Reserve.
- Em refratário, arrume camada de bacalhau, deixando um buraco no meio. Nesse buraco coloque os três ovos inteiros. Cubra tudo com o creme.
- Asse em forno médio, por 20 minutos. Enfeite com as lâminas de trufa.






Um comentário:

  1. a receita parece ser maravilhosa, e a foto que arrumou está linda... mas gostaria de testar a receita americana, apesar de diferente me parece saborosa e bem mais econônica.
    Me indicaria alguma?

    ResponderExcluir