segunda-feira, 5 de julho de 2010

vinhos italianos




Com razão os gregos na antigüidade denominavam a Itália Enotria (terra do vinho). Ela possui, como a França, um mar de vinhos e com ela vem se alternando, de tempos em tempos, na posição de maior produtor e consumidor mundial de vinhos. Ainda que o número de vinhos maravilhosos da Itália não seja tão numeroso como na França, a ótima qualidade de muitos de seus vinhos é inquestionável.

A Itália possui vinte regiões vinícolas e entre elas destacam-se: o Piemonte, região de bons espumantes e de vinhos robustos entre os quais se destaca o grande Barolo, denominado o vinho dos reis e o rei dos vinhos; a Toscana, o Jardim da Itália, com o seu popular Chianti e os grandes Brunello de Montalcino, o Sassicaia e o Tignanello, três colocados entre os melhores vinhos do mundo; o Veneto dos populares Valpolicella e Bardolino; a Umbria do famoso branco Orvieto; o Lazio, região do alegre Frascati e a Emilia-Romagna do popular Lambrusco (esses dois últimos são vinhos frisantes muito adequados para o clima brasileiro).

Enfim, existem vinhos italianos para todos os gostos e momentos. Uma vez dentro dessa enorme constelação de vinhos, pode-se, com paciência e atenção, descobrir os nossos favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário