quarta-feira, 14 de julho de 2010

INDIA OUTRO UNIVERSO , DISTANTE PORÉM FASCINANTE


Esculpida nos altos penhascos vulcânicos de Ellora, essa série de 34 santuários colocam as crenças budistas e hindus em três dimensões. Os designs esculpidos são altamente elaborados e incluem até estruturas independentes (só para comparar, tente imaginar uma igreja européia esculpida em pedra sólida).




Lars Gohler
Os templos foram esculpidos a partir de 76.460 m³ de rocha.
A rocha era o material de construção ideal num lugar
regularmente atingido por chuvas de monção.



O trabalho foi feito em três etapas, começando com 12 cavernas budistas criadas entre os anos 600 e 900. Em sua maioria, eram mosteiros chamados viharas, nos quais os monges meditavam, rezavam e estudavam. Os halls têm estátuas de Buda, normalmente protegidas por figuras como os dois bodhisattvas - Padmapani (o que segura a lótus, simbolizando a pureza) e Vajrapani (que é o detentor do conhecimento esotérico).

Outras 17 cavernas hindus dos anos 650 a 1000 estão cheias de cenas dinâmicas, tendo como foco Shiva, deus da destruição. O famoso Templo Kalaish é um modelo gigantesco da casa de Shiva no pico de um planalto tibetano. Ele foi esculpido a partir do penhasco, começando da parte superior e indo para a inferior pela rocha sólida. O templo tem aproximadamente 50 metros de comprimento por 30 metros de altura, algo incrível de ser feito por artesãos há tantos anos.


A tela de entrada de rocha esculpida significa a separação entre dois mundos: o profano e o sagrado. Em seu interior há um santuário para Nandi, o touro que é o meio de locomoção de Shiva, e um santuário que tem em sua parte superior uma torre em formato de pirâmide. Em todos os lugares encontramos imagens esculpidas de deusas dos rios, sábios e deuses como Ganesh, o deus com cabeça de elefante (que traz boa sorte) e o arqueiro Kama, deus do desejo (cujas cinco flechas representam os sentidos). As cenas mitológicas fazem o papel dos textos religiosos para os devotos que não sabem ler, instruindo-os há séculos.


As últimas cinco cavernas (anos 800-1000) são dedicadas ao Jainismo, uma das religiões mais antigas do mundo. Essas cavernas, não tão bonitas quanto as hindus, são esculpidas com imagens jains simples, como o barrigudo Mahavir, leões e elefantes e um teto que lembra um enorme lótus.


E assim, em apenas um lugar, as Cavernas de Ellora oferecem várias oportunidades de comparação entre a religião e a arte asiática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário